VW anuncia que irá reparar gratuitamente manipulação em veículos afetados

  • Por Agencia EFE
  • 26/09/2015 14h41

Berlim, 26 set (EFE).- O grupo alemão Volkswagen anunciou neste sábado que apresentará em breve um reparo gratuito que eliminará a manipulação das emissões de gases poluentes facilitada por um programa informático que foi instalado em 11 milhões de veículos.

Um porta-voz da companhia, que atravessa o pior escândalo de sua história devido à revelação na semana passada desta manipulação em massa, recalcou hoje em Wolfsburg, onde fica a sede central do grupo, que este reparo não custará nada aos proprietários dos automóveis afetados.

“Os custos (da mudança) são enormes, mas, como é totalmente compreensível, não serão assumidos pelos clientes”, enfatizou o porta-voz do grupo Volkswagen.

Nas próximas semanas, o maior fabricante de veículos do mundo estará à disposição para estabelecer um calendário para fazer o reparo em 11 milhões de veículos que foram identificados como portadores do software que manipula as emissões de gases poluentes.

A companhia considera que a partir da próxima semana as concessionárias serão capazes de comunicar aos clientes as datas concretas para a revisão.

A Volkswagen está em contato com as autoridades de todos os países onde foram vendidos veículos manipulados, acrescentou o porta-voz.

O grupo reconheceu que montou em 11 milhões de veículos um programa que identifica quando o veículo está sendo submetido a um teste e faz com que então o motor emita menos gases poluentes para cumprir com os limites das autoridades ambientais de diferentes países.

O escândalo, que foi revelado no último dia 19, já custou o posto do presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, que ontem foi substituído por Matthias Müller, ex-presidente da Porsche. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.