Wall Street fecha em queda de 0,29%

  • Por Agencia EFE
  • 01/12/2014 20h50

Nova York, 1 dez (EFE).- Wall Street fechou nesta segunda-feira em baixa de 0,29%, aos 17.776,80 pontos, e o seletivo S&P 500 em queda de 0,68%, aos 2.053,44.

Já o índice composto do mercado Nasdaq desceu 1,34%, até os 4.727,35 pontos, rompendo a sequência de sete dias consecutivos de lucro.

Os analistas atribuíram a queda de hoje não só aos lucros pelos recordes que o Dow Jones e o S&P 500 acumularam em novembro, mas também por razões ligadas ao consumo no varejo.

A “black friday”, a festa de consumo dos Estados Unidos, não teve os resultados esperados e, segundo a pesquisa de uma organização que reúne grandes grupos varejistas, houve uma redução de 11% em comparação com o ano passado.

Também influiu na sessão o anúncio do Instituto de Gestão de Fornecimento que a produção industrial caiu ligeiramente em novembro, embora se mantém em níveis próximos aos máximos dos últimos três anos.

Os setores que tiveram maior queda foram o de telecomunicações, -1,51%, seguido pelo industrial (-1,32%) e o tecnológico (-1,21%). Não houve avanços em nenhum dos principais setores do mercado de Wall Street.

Entre os 30 títulos que formam o Dow Jones Industrial, os maiores lucros foram das duas petrolíferas, Chevron (+2,63%) e Exxon Mobil (+2%), seguidas pela Microsoft (+1,78%).

As petrolíferas foram beneficiadas por um rebote no preço do Petróleo Intermediário do Texas (WTI, leve), que subiu 4,3% hoje, para US$ 69 o barril.

O mercado energético vive uma grande volatilidade há vários meses aguçada pela decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), na quinta-feira, de manter a atual produção.

Apesar de as duas únicas petrolíferas dentro do Dow Jones liderarem os lucros do grupo, o setor energético perdeu 0,45% porque as outras empresas estão mais expostas aos preços baixos do petróleo que as gigantes Chevron e Exxon Mobil.

Dentro do Dow Jones a baixa mais significativa foi da General Electric (-1,77%), seguida pela Nike (-1,61%) e pela Caterpillar (-1,59%).

Se destacou a queda de 3,25% nos títulos da Apple, depois de a firma de investimentos Morgan Stanley recomendar aos seus clientes reduzir suas posições na empresa.

Aliado a isso surgiram relatórios, não confirmados, que uma importante agência de investimentos, Vanguard, teria se desfeito de um pacote de títulos da Apple suficiente para movimentar o valor das ações da tecnológica para baixo.

Em outros mercados, o ouro fechou com alta de 3% cotado a US$ 1.211 a onça, e a rentabilidade da dívida americana subiu para 2,2359%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.