Whatsapp divulga em Barcelona novo projeto de chamadas por voz

  • Por Agencia EFE
  • 24/02/2014 17h03

Barcelona, 24 fev (EFE).- O Mobile World Congress (MWC) começou nesta segunda-feira em Barcelona com várias novidades de interesse mundial, como a introdução de chamadas de voz no Whatsapp e a apresentação de novos smartphones pelas principais marcas.

Cerca de 1.800 empresas participam do maior evento do mundo da tecnologia móvel, que deve receber cerca de 75 mil pessoas, três mil a mais do que no ano passado.

O co-fundador e CEO do Whatsapp, Jan Koum, divulgou em primeira mão que o aplicativo incorporará serviços de voz no segundo trimestre deste ano. A novidade torna o Whatsapp um concorrente do Skype, líder no segmento.

Koum também falou sobre a recente compra do Whatsapp pelo Facebook, anunciada na quinta-feira por impressionantes US$ 19 bilhões. Segundo ele a operação não muda a visão de negócio da companhia, que manterá sua independência, e descartou que o serviço, que tem hoje 265 milhões de usuários ativos, vá incorporar publicidade.

O primeiro dia do MWC teve também anúncios de grandes fabricantes de dispositivos móveis, como a Sony, que mostrou o novo Xperia Z2, que grava vídeo em resolução 4K e tem tela de 5,2 polegadas.

Apostando nos dispositivos denominados “wearables” (vestíveis, em tradução livre), uma das grandes tendências deste congresso, a empresa japonesa também apresentou a pulseira inteligente que monitora ações diárias como o sonho, as calorias queimadas ou os passos dados.

Já a multinacional finlandesa Nokia, que foi comprada pela Microsoft, anunciou seus primeiros smartphones com o sistema operacional Android, mas sem vínculo com a loja do Google, a App Store.

Entre seus novos produtos se destaca o smartphone de baixo custo, Nokia 220, o mais barato do mercado.

A ZTE, um dos cinco primeiros fabricantes de smartphones do mundo, apresentou em Barcelona os novos modelos Grand Bobo II e ZTE Open C com Firefox OS 1.3, enquanto a americana Intel mostrou seus dois novos processadores de 64 bits para dispositivos móveis.

Além de novidades mais técnicas, como maior resolução e processadores mais potentes, também foram divulgadas na abertura desta edição do Mobile outras inovações mais atraentes, como o primeiro celular curvo do mercado, desenhado pela multinacional coreana

O vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, destacou o esforço investidor da indústria europeia de telecomunicações na tecnologia 5G, que supera os três bilhões de euros.

Paralelamente ao MWC começou hoje também em Barcelona o encontro internacional de empreendedores 4 Years From Now (4YFN), que contou com a participação de vários investidores e empresários, como o co-fundador do Airbnb, Nathan Blecharczyk, e Di-Ann Eisnor, vice-presidente da Waze, aplicativo de tráfego em tempo real. EFE

rb/cd