Xangai afirma que os oito casos de H7N9 detectados são “focos esporádicos”

  • Por Agencia EFE
  • 23/01/2014 14h28

Xangai (China), 23 jan (EFE).- O prefeito de Xangai, Yang Xiong, afirmou nesta quinta-feira durante uma entrevista coletiva que os oito casos detectados em humanos na cidade até o momento da nova cepa H7N9, cinco deles que terminaram em morte, ssão considerados pela especialistas como “focos esporádicos”.

Yang insistiu assim em que, apesar da preocupação provocada pela gripe aviária, descoberta em Xangai em abril do ano passado, quando afetou 150 pessoas e matou 45 no leste do país, não parece que o vírus tenha sofrido uma mutação tão grande para poder ser contagiaso entre seres humanos, mas só por contato com animais.

O prefeito esclareceu, além do recente caso registrado na cidade de um jovem médico de 31 anos que morreu por H7N9, “está claro que ele não foi contagiado por uma transmissão entre humanos”, mas por contato com aves vivas, fora do hospital onde trabalhava.

Yang, que deu uma entrevista coletiva de várias horas, reconheceu uma polêmica entre os deputados pelo H7N9.

Enquanto muitos falara, na Assembleia para pedir uma proibição total do comércio de aves vivas em toda Xangai, para tentar prevenir que os casos se estendam como no ano passado, o Governo é sensível, já que grande parte da população se opõe a esta ideia, por sua tradição de cozinhar aves de massacre.

As autoridades locais tomaram uma medida intermediária: reduzir o número de mercados de aves vivas da cidade, aumentar sua supervisão e fechar todos até 2017, entre o primeiro dia do ano novo lunar chinês (31 de janeiro deste ano) e 30 de abril, prazo ampliável se for necessário.

Além disso, acrescenta também a introdução de muita carne de frango congelada no mercado local, uma mudança de hábito de consumo que está sendo bem aceita por muitas famílias, disse Yang.

Hoje foram anunciados cinco novos casos de contágio de H7N9 em todo o país, incluído o oitavo de Xangai, já chegando a 50 afetados, se for considerada Zangai, Jiangsu, Zhejiang, Anhui, Fujian e Cantão.

Yang lembrou que Xangai aumentou também suas medidas de controle da extensão da gripe aviária, com análise epidemiológicas tanto dos casos confirmados em humanos como dos suspeitos, e prometeu total transparência aconteça o que acontecer.

“Devemos dar à sociedade informações precisas e de maneira pontual, e asseguro que o Governo de Xangai dará informações claras e sem nenhum tipo de reservas”, disse o prefeito. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.