Xi Jinping parte rumo a viagem a Brasil, Argentina, Venezuela e Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 13/07/2014 01h34
  • BlueSky

Pequim, 13 jul (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, partiu neste domingo de Pequim para uma viagem que até o dia 23 de julho o levará a Brasil, Argentina, Venezuela e Cuba, em sua segunda presença na América Latina desde que assumiu a chefia de Estado em 2013.

Após uma escala de aproximadamente um dia em Rodas (Grécia), onde terá tempo para se reunir com os líderes gregos, Xi irá a Fortaleza para participar da sexta cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), nos dias 15 e 16 de julho.

Posteriormente, o presidente da China, cuja delegação inclui o conselheiro de Estado Yang Jiechi, viajará para Brasília para participar de outra cúpula, neste caso dentro do marco da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), junto com os líderes de Costa Rica, Cuba, Equador e Antígua e Barbuda.

Em sua viagem, Xi se reunirá com os presidentes de Brasil (Dilma Rousseff), Argentina (Cristina Kirchner), Venezuela (Nicolás Maduro) e Cuba (Raúl Castro).

Pequim espera assinar vários acordos de cooperação bilateral, especialmente no âmbito econômico e comercial, e aprofundar a crescente relação entre China e América Latina, segundo assinalaram fontes do Ministério das Relações Exteriores chinês nos dias prévios à viagem.

No ano passado, pouco após ser nomeado presidente, Xi visitou Costa Rica e México, e já tinha viajado previamente à América Latina quando ostentava a vice-presidência do regime comunista. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.