Yatseniuk: incêndio florestal está controlado e não ameaça Chernobyl

  • Por Agencia EFE
  • 29/04/2015 12h56

Kiev, 29 abr (EFE).- O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, afirmou nesta quarta-feira que o incêndio florestal que foi declardo a 20 quilômetros da usina nuclear de Chernobyl está controlado e não representa uma ameaça para a central, palco em 1986 do maior acidente nuclear da história.

“Me informaram que por volta das 12h45 local (6h45, em Brasília) o incêndio ficou sob controle”, disse Yatseniuk na inauguração uma reunião do Executivo.

O primeiro-ministro recalcou que o incêndio florestal, em uma zona altamente contaminada após a explosão na central, não provocou nenhum aumento nos níveis de radiação, que se mantêm dentro das categorias normais.

Cerca de 200 pessoas participam dos trabalhos de extinção do incêndio, para o qual contam com 30 caminhões contra-incêndios, helicópteros e aviões cisterna.

Segundo o chefe da Comissão para Situações de Emergência, Zorian Shkiriak, os bombeiros localizaram 15 focos de fogo, por isso que estima-se que o incêndio foi proposital ou produto de ações imprudentes.

A explosão no quarto reator da usina de Chernobyl, resultado de uma cadeia de erros, espalhou até 200 toneladas de material físsil com uma radioatividade de 50 milhões de curies, equivalente a entre 100 e 500 bombas atômicas como a de Hiroshima.

A radiação afetou mais de cinco milhões de pessoas, principalmente na Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, segundo a Organização Mundial da Saúde. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.