Yellen vê economia americana caminhando rumo a um “sólido crescimento”

  • Por Agencia EFE
  • 07/05/2014 12h32

Washington, 7 mai (EFE).- A presidente do banco central americano, o Federal Reserve (Fed), Janet Yellen, afirmou nesta quarta-feira que a economia dos Estados Unidos está no caminho de um “sólido crescimento” neste trimestre, mas ressaltou que a atual política monetária expansiva ainda é necessária para reduzir o desemprego.

“Com o duro inverno para trás, muitos indicadores recentes sugerem que um rebote da despesa e da produção já está em andamento, pondo à economia em geral no caminho de um sólido crescimento no trimestre atual”, afirmou Yellen em audiência no Comitê Econômico Conjunto do Senado.

Neste sentido, acrescentou que o Fed prevê um crescimento para a economia americana em 2014 de pouco mais que os 1,9% de 2013.

Mas Yellen ponderou que devido a muitos americanos que buscam trabalho “ainda estarem desempregados” e de a inflação está abaixo da meta do Fed de 2%, a política monetária expansiva continua sendo “apropriada”.

“Apesar das condições no mercado de trabalho terem melhorado significativamente, ainda estão longe de ser satisfatórias”, disse Yellen ao qualificar de elevada a taxa de desemprego de 6,3 % registrada em abril.

A audiência da presidente do banco central americano aconteceu uma semana depois da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, que decidiu por uma nova retirada no programa de compra de bônus mensais de US$ 10 bilhões, para US$ 45 bilhões.

Como um dos riscos possíveis, Yellen apontou arecente “estabilização da atividade imobiliária, que pode ser mais prolongada do que o esperado em vez de retomar o ritmo de crescimento anterior”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.