Yulia Tymoshenko chega a Berlim para tratamento de hérnia de disco

  • Por Agencia EFE
  • 07/03/2014 19h24

Berlim, 7 mar (EFE).- A líder opositora ucraniana Yulia Tymoshenko chegou nesta sexta-feira a Berlim para tratar de uma hérnia de disco que foi diagnosticada em 2012 e que a obriga a se locomover em uma cadeira de rodas.

Yulia viajou à capital alemã procedente de Dublin, onde participou do Congresso do Partido Popular Europeu, e aterrissou por volta das 18h (em Brasília) no aeroporto de Schönefeld, desde onde se transferiu diretamente à clínica universitária de Charité.

A clínica convocou para amanhã uma entrevista coletiva com a mesma equipe médica que diagnosticou o problema e que visitou a líder opositora em várias ocasiões na cidade oriental ucraniana de Kharkiv, onde a ex-primeira-ministra esteve internada durante quase 22 meses.

Espera-se que no encontro com os meios de comunicação sejam revelados os detalhes do tratamento e da intervenção à qual presumivelmente será submetida.

Fontes do Governo alemão qualificaram hoje a visita de questão privada, apesar da chanceler, Angela Merkel, ter convidado Yulia reiteradamente a seguir seu tratamento na clínica em questão.

A própria Yulia anunciou seu propósito de comparecer a Berlim para ser tratada pela equipe dessa clínica imediatamente após recuperar a liberdade e comparecer em cadeira de rodas perante milhares de manifestantes concentrados na praça Maidan de Kiev.

Yulia deixou a prisão em 22 de fevereiro e seu propósito agora é conseguir uma pronta recuperação para entrar na campanha para as eleições presidenciais convocadas para 25 de maio.

A líder opositora foi derrotada pelo deposto presidente Viktor Yanukovich em 2010, e depois disso foi condenada a sete anos de prisão pela assinatura de um acordo de gás com a Rússia, que as novas autoridades consideraram oneroso para os cofres do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.