Zâmbia suspende apuração das eleições presidenciais pelas chuvas

  • Por Agencia EFE
  • 21/01/2015 13h48

Lusaka, 21 jan (EFE).- A Comissão Eleitoral da Zâmbia (ECZ, em inglês) decidiu suspender a apuração das eleições presidenciais realizadas na terça-feira porque ainda há vários colégios eleitorais abertos que não iniciaram a votação por conta das chuvas que afetaram o país.

Nesta manhã, o líder do Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND), Hakaine Hichilema, foi ao centro nacional de apuração, com o objetivo de não influenciar os eleitores que ainda não tinham ido às urnas.

A diretora geral da ECZ, Irene Mambilima, anunciou perante a imprensa que o organismo tinha decidido adiar a apuração no resto do país até às 18h local (13h, em Brasília) para que os distritos afetados pudessem encerrar votação.

A ECZ tinha publicado os resultados de 22 dos 158 distritos eleitorais, mas optou por paralisar os anúncios até que todos os colégios tenham fechado.

Cerca de 21,3 mil colégios em diferentes áreas do país, a maioria de difícil acesso, não puderam participar das eleições de ontem porque o mau tempo impediu que os helicópteros da Força Aérea transportassem a tempo as urnas e os delegados, segundo as autoridades eleitorais.

Apesar de tudo, Mambilima expressou sua confiança de que a apuração final terminará de acordo com o calendário previsto e poderá ser anunciado um vencedor nesta sexta-feira, como estava planejado.

Dos 22 distritos onde até o momento aconteceu a apuração, o candidato do partido governamental Frente Patriótica (PF), Edgar Lungu, venceu em 17 e o líder opositor Hichilema (UPND) nos outros 5.

Lungu continua sendo o principal favorito de umas eleições marcadas pela morte do anterior presidente, Michael Sata, que faleceu em outubro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.