Zona do euro autoriza pacote de 26 bilhões de euros do resgate à Grécia

  • Por Agência EFE
  • 19/08/2015 17h44
Bandeira da Grécia ao lado de uma estátua fora do Parlamento Europeu. 06/07/2015 REUTERS/Francois Lenoir Reuters Grécia

O conselho de governadores do fundo de resgate permanente da zona do euro, o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), deu sinal verde nesta quarta-feira ao programa financeiro do terceiro resgate à Grécia e autorizou um primeiro pacote de 26 bilhões de euros para o país, informaram à Agência Efe fontes da União Europeia.

O pagamento será dividido em uma parcela de 10 bilhões de euros que serão transferidos a uma conta especial do MEE em Luxemburgo para a recapitalização e liquidação de bancos, e em outra de 13 bilhões de euros que Atenas receberá amanhã de manhã.

Outros 3 bilhões serão desembolsados em setembro ou outubro em uma ou duas parcelas, sujeitos à implementação de medidas-chave. EFE

A autorização, que foi passada em conferência telefônica, foi possível depois que vários países do euro levaram a seus Parlamentos o acordo para conceder ao país um novo pacote de assistência financeira, entre eles Alemanha, Holanda e Espanha.

A direção do MEE, na qual estão representados os ministros de Finanças e Economia dos países do euro, também deu hoje seu sinal verde ao programa financeiro associado ao resgate e ao memorando de entendimento, que fixa as reformas e os ajustes que a Grécia deve promover em troca dos novos créditos.

O memorando foi assinado pelo vice-presidente da Comissão Europeia (CE) para o Euro e o Diálogo Social, Vladis Dombrovskis, em nome do MEE.

O programa financeiro é assinado pelo diretor-gerente do MEE, Klaus Regling, e o ministro de Finanças da Grécia, Euclidis Tsakalotos.

O MEE lembrou em comunicado que a soma total do resgate – 86 bilhões de euros até 2018 – dependerá do “sucesso” da Grécia na aplicação de reformas.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse em mensagem por vídeo que o programa grego “acompanha estritas condições, que pretendem corrigir as finanças públicas e a administração, assim como lidar com a economia e os problemas no setor financeiro”.

O também ministro holandês de Finanças se mostrou satisfeito pelo fato de que o governo de Alexis Tsipras já tenha dado “alguns passos críveis” neste sentido com a aprovação de medidas prévias, mas advertiu que “há muito trabalho a fazer para estabilizar a economia da Grécia e recuperar a confiança tanto nesse país como na zona do euro”.

“Temos muito trabalho pela frente nos próximos anos, mas acredito que as decisões tomadas nas últimas semanas e especialmente hoje são grandes passos nesta direção”, declarou.

Por sua vez, Dombrovskis disse no Twitter que “as autoridades gregas têm uma oportunidade para restaurar a estabilidade financeira” e destacou que a aplicação das reformas “é o que contará no final”.

“A conclusão do programa da Grécia abre um novo capítulo sobre a base de reformas, justiça e confiança compartilhada, rumo a um maior crescimento e emprego”, afirmou o comissário europeu de Assuntos Econômicos e Financeiros, Pierre Moscovici.

Com este primeiro pacote de 13 bilhões de euros, Atenas poderá quitar uma parcela de 3,4 bilhões de euros da dívida com o Banco Central Europeu (BCE) que vence amanhã.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.