Zonas próximas a vulcão equatoriano são evacuadas por precaução
Quito, 15 ago (EFE).- A Secretaria Nacional de Riscos do Equador informou neste sábado que iniciou a evacuação preventiva em alguns setores ao sul do vulcão Cotopaxi, que ontem registrou explosões com a emissão de cinza.
“Devido à existência de fluxos piroclásticos, foi evacuada de maneira preventiva a região sul: setores Mulalo Lasso e cercanias dos rios em Latacunga”, disse a Secretaria em sua conta no Twitter.
O Ministério Coordenador de Segurança do Equador indicou que após a emissão de fluxos piroclásticos “está sendo realizada a avaliação técnica para determinar o grau de impacto das zonas potencialmente afetadas e em seguida, tomar ações preventivas”, como o deslocamento dos “cidadãos para lugares seguros por um tempo determinado até que finalize o processo de avaliação”.
Emilio Acosta, técnico do Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional, disse hoje à Agência Efe que em seu sistema de monitoração “ainda não foi registrada nenhuma lava descendo pelo vulcão Cotopaxi”.
O mais recente relatório do Instituto diz que a partir das 17h local (19h, em Brasília) de ontem não foram geradas explosões ou emissões de importância no vulcão Cotopaxi.
O relatório acrescentou que “as imagens de satélites não mostraram anomalias térmicas (pontos quentes) relacionados ao Cotopaxi nas últimas horas”.
“É importante ressaltar que até quando a sismicidade mostrou um diminuição considerável com relação à manhã e tarde de ontem, eventos explosivos ou de emissão importantes podem ocorrer nas próximas horas ou dias”, acrescentou. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.