120 anos de amizade entre Brasil e Japão

Olá ouvintes, meu nome é Silvio Cioffi e hoje o assunto de Minuto Turismo são as relações nipo-brasileiras e as viagens até o país do Sol Nascente!
Tão próximo e tão distante: o Japão é ligado ao Brasil por laços étnicos e culturais desde que, há 120 anos, os então embaixadores brasileiro e japonês assinaram em Paris o Tratado de de Amizade, Comércio e Imigração.
Esse tratado, de 1895, abriu caminho para vinda do primeiro navio, o Kasato Maru, que aportou em Santos no dia 18 de junho de 1908 trazendo para o país os primeiros imigrantes.
Foram 781 os japoneses que para cá vieram pioneiramente.
Eles se tornariam brasileiros, escrevendo uma das mais belas páginas da nossa história.
Para celebrar o aniversario do tratado de navegação e de amizade, neste ano, no Brasil e no Japão, estão ocorrendo 425 eventos de cunho cultural.
Mas no que ainda relativamente pouca gente fora da importante colônia nipo-brasileira pensa é em programar uma viagem até o Japão.
Hoje, fazer essa viagem para o outro lado do mundo deixou de ser coisa de outro mundo.
O contraste de preços nem é mais tão alto e a qualidade de tudo no Japão certamente compensa o investimento, além das experiências inigualáveis que uma viagem como essa oferece.
Como dizem,viagens custam dinheiro, mas o bom viajante sai delas ainda mais rico do que entrou.
E você, já pensou em flanar pelo comércio chique do bairro de Ginza, em Tóquio? E em comer um sushi de madrugada ao lado do Tsukiji, o maior mercado de peixe do mundo?
Considere o embarque nessa onda nipônica. E, se não for para o Japão, aproveite para curtir por aqui alguns dos 425 eventos oficiais que celebram os 120 anos de amizade entre dois países tão distantes –e tão próximos!