Ação no Rio de Janeiro deve significar mudança de atitude em relação aos vândalos

  • Por Jovem Pan
  • 14/07/2014 20h04

Cerca de mil policiais atuaram na repressão da manifestação que foi impedida de deixar a Praça Afonso Pena Daniel Amaral/Futura Press/Folhapress Manifestação no dia da Final da Copa

Oh Nêumanne, essa prisão de vários participantes de protestos no Rio de Janeiro muda alguma coisa ao combate à esse tipo de violência nas ruas do Brasil?

Até agora havia uma certa leitura bem politicamente correta de que os vândalos que participavam de protestos contra a má gestão do governo eram apenas democratas na rua lutando por uma condição melhor para o povo.

Isso não é verdade.

Esses vândalos são meliantes, são delinquentes que precisam ser processados e punidos. Foram detidos 19 desses chamados Black-Blocks pela polícia do Rio. O chefe da polícia civil do Rio, Fernando Veloso, diz que tem provas robustas e consistentes de que parte desse grupo planejava protestos violentos que aconteceriam entre sábado e domingo por causa da final da Copa do Mundo.

Isso não tem a menor importância, o que tem importância é que esse tipo de reação da polícia fluminense, que eu espero que a justiça aprove, aplauda e siga em frente, é uma mudança de atitude da autoridade que tem que cuidar da lei em relação a esses vândalos que fazem quebra-quebras depois das manifestações ditas pacíficas. A senhora Eliza Quadros Pinto Sanzi, a Sininho, de 28 anos foi presa entre esses 19, em Porto Alegre por policiais do Rio e eu espero que ela responda normalmente como qualquer cidadão que quebrou alguma coisa como esse pobretão que está preso aqui, o mecânico que foi preso em São Paulo da mesma forma.

Não tem essa de charminho, não tem essa de política porque são anarquistas, porque estão contestando o estado democrático de direito. Não estão não. Eles estão na verdade sabotando, eles estão violando a lei e como qualquer pessoa, qualquer cidadão que viola a lei, eles tem que ser presos e processados, tem que ter direito de defesa, tudo bem, só que não podem gozar da impunidade por causa de uma certa leniência causada pelo espírito de falsos democratas de nossas autoridades atuais.

Vamos acompanhar como é que vai seguir esse caso lá do Rio e esperamos que isso detenha, não uma manifestação contra a Copa, mas qualquer quebra-quebra em qualquer cidade brasileira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.