Alugue uma bicicleta e dê uma volta pelo bairro da destilaria em Toronto

  • Por Jovem Pan
  • 24/08/2015 14h43
Toronto

Olá ouvintes, eu sou Silvio Cioffi e o assunto de Minuto Turismo de hoje é a cidade de Toronto. O voo entre SP e Toronto, lá no Canadá, dura 10h e 55 minutos. Mas é um voo direto, sem escalas.

Se for para lá, se planeje, compre sua viagem com antecedência e drible a alta do dólar. Toronto é o tipo da cidade arrebatadora e, no fim de ano, tem a cara do Natal.

Alterna um casario britânico a prédios ultra-modernos, como a CN Tower, torre de 533 metros de altura em cujo topo há um restaurante giratório e um observatório visitado por 1,3 milhões de visitantes anualmente.

Não muito longe da torre, o tradicional mercado St. Lawrence funciona num prédio que já foi até a sede da prefeitura local.

Toronto tem hoje 7.000 restaurantes, mas, por lá, um passeio mais focado na gastronomia não pode ignorar as comidinhas e os ingredientes vendidos nesse mercado.

Em St. Lawrence há um pouco de tudo: especialidades, sanduíches e caramelos bem britânicos, massas italianas, delícias árabes e portuguesas, além de frutos do mar gigantescos.

Toronto tem ainda um animado bairro chinês onde vale a pena comer –e museus como o AGO, cujo projeto arquitetônico daiu da prancheta de Frank Gehry.

Aliás, embora radicado nos EUA, o arquiteto Frank Gehry nasceu em Toronto.

Entre as 73 mil obras do acervo do AGO, estão esculturas de Henry Moore, pinturas de Rubens, Frans Hals, Degas e Gauguin, além de gravuras de Andy Warhol.

Mas, em Toronto, um bom roteiro cultural passa ainda pelos teatros de Yonge Street e pelo bairro vitoriano onde funcionou uma antiga destilaria –tida, à época, como a maior do Império Britânico.

Transformado num complexo de lazer e entretenimento com pubs e galerias de arte, esse bairro histórico da antiga destilaria está também associado a festivais e a cenários usados em produções de tv e de cinema.

E você, vai alugar uma bike para dar uma voltinha pelo bairro da destilaria lá em Toronto ou vai ficar por aqui, andando de patinete?