Bem-vindos ao esgoto eleitoral americano de 2016

  • Por Caio Blinder/Jovem Pan Nova Iorque
  • 13/10/2016 07h27

Hillary Clinton e Donald Trump durante segundo debate eleitoral nos EUA

EFE/EPA/ANDREW GOMBERT Hillary Clinton e Donald Trump durante segundo debate eleitoral nos EUA - EFE

Qual é a profundidade do esgoto eleitoral americano. Precisamos medir dia a dia. Na quarta-feira, a manchete do Wall Street Journal destacava que a tática de Donald Trump agora é descarregar tanta sordidez contra o casal Clinton para que parcelas do eleitorado democrata tenham tanta azia e não votem em 8 de novembro.

No entanto, o desafio urgente de Trump é convencer parcela do eleitorado republicano a taparem ainda mais o nariz e votarem no seu candidato. Algumas pesquisas indicam que uns 25% dos eleitores republicanos se recusam a taparem o nariz e saltarem no esgoto Trump. Eles ficarão em casa no dia da eleição ou votarão em Hillary ou em outro candidato.

Para quem não acompanha o dia a dia do esgoto eleitoral americano, as coisas passaram a feder com mais intensidade na sexta-feira passada quando foi divulgado um teipe com declarações de Trump 11 anos atrás bravateando que agarrava vagina mesmo sem consentimento de mulher, isto porque ele pode, por ser famoso e todo-poderoso.

E qual é a defesa de Trump e quem o segue no esgoto? Mero papo de vestiário e Bill Clinton, o maridão de Hillary, é pior. Campanha nada edificante.

Mas, sempre podemos ir mais fundo no esgoto. Um deputado republicano do Texas realmente desceu bastante em uma entrevista. Blake Farenthold foi perguntado na televisão se ainda ficaria do lado de Trump mesmo se o candidato dissesse que gosta de estuprar mulheres.

A primeira resposta deste deputado foi a de que ele ainda consideraria manter o apoio ao homem que adora agarrar qualquer vagina, mesmo sem o consentimento da mulher. Foi uma fúria nas redes sociais. Somente aí, o deputado pediu desculpas. Este é o mesmo nobre parlamentar já acusado uma ex-assessora de lhe fazer confidências sobre fantasias sexuais quando bebia demais.

Nas pesquisas da semana, Hillary derrota Trump com folga. Em algumas delas, a diferença é de dois dígitos, 10 ou 11 pontos, que para os padrões americanos é assombroso.

E nenhuma surpresa que em algumas pesquisas, Hillary esteja com vantagem acima de 30 pontos entre as mulheres. Trump ainda o favorito entre os homens por uns 10 pontos. Até quando?

Bem-vindos ao esgoto eleitoral americano de 2016.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.