Brasil ainda é extremamente corrupto

  • Por Jovem Pan
  • 11/12/2014 17h03

Pergunta: Nêumanne, por acaso há algum reparo para fazer no que o procurador-geral da República falou na comemoração do Dia Internacional de Combate à Corrupção?

Resposta: Bem, na solenidade promovida pelo Ministério Público Federal para marcar a data do Dia de Combate Internacional à Corrupção, o seu Chefe, o procurador-geral, Rodrigo Janot, fez declarações muito duras. Segundo Janot, o Brasil ainda é um país extremamente corrupto. Alguém tem alguma dúvida sobre isso?

Ele disse também que os corruptos precisam conhecer a cadeia e devolver o dinheiro roubado. Já que não dá pra devolver o dinheiro para o bolso do contribuinte, que vá para os cofres da nação. Ele está certo? Eu acho que está. Janot disse que o escândalo na Petrobras convulciona o país, consome a estatal e produz […] que correm as riquezas da nação.

É verdade. Ele prometeu não descansar para fazer com que todos os envolvidos na operação Lava-Jato em desvio na […] respondam pelos crimes cometidos, sugerindo, inclusive, a substituição dos dirigentes da estatal. Os mais rigorosos dirão que ele exacerbou porque ele não tem que propor troca de diretoria, mas eu, como sou um brasileiro otimista, fiquei feliz porque ouvi de uma autoridade de alto comando uma afirmação que todo brasileiro espera: não passarão crimes impunes.

Ao lado dele estava o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que evidentemente ouviu aquilo tudo com desgosto, digamos assim. Ao sair deu entrevista coletiva e reconheceu que há indícios de corrupção grave na Petrobras. Ao se retirar marcou uma entrevista coletiva, depois se soube que a pedido de Dilma Rousseff, e tentou desqualificar o que Janot disse dizendo que não há nada que comprometa a preisdente da Petrobras, Graça Foster.

Ninguém disse, aliás o Janot fez questão de dizer isso, que se trata de uma gestão desastrosa, e a prova disso não é só que ela não viu a roubalheira, é também que a Petrobras afundou, a Petrobras perdeu o 3° lugar de maior empresa do Brasil, os americanos estão contestando os prejuízos que ela deu ao contribuinte, já tá mais na hora de trocar mesmo, o ministro Cardozo precisa se cuidar pra não deixar ser militante e se transformar apenas num moleque de recados da sua chefe.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.