Cães idosos precisam de mais cuidados, mas ainda têm muito amor para dar
O consultor em comportamento animal Alexandre Rossi fala, no boletim Pet na Pan, sobre os cães idosos.
A dica de hoje é sobre cães idosos. Assim como as pessoas, quando os cães começam a ficar velhinhos, algumas coisas precisam ser adaptadas e a gente precisa tomar determinados cuidados.
É importante saber que o metabolismo dos cachorros começa a ficar mais lento e, com isso, o cachorro tende a engordar, principalmente se ele começar a andar menos. Andar menos, às vezes, é uma exigência, se o cachorro tiver algum problema de displasia, por exemplo, que pode aparecer ou se agravar no decorrer da vida do cão.
Esse metabolismo mais baixo também pode fazer com que o cão sinta mais frio. Se ele dorme do lado de fora, por exemplo, uma casinha mais protegida da chuva e do vento pode ser uma ótima solução. Mas apesar dessas dificuldades, a gente não deve deixar o velhinho em um canto. A gente deve estimular o aprendizadfo, a atividade física e fazer com que ele curta muito essa última parte da vida deles.
Infelizmente tem muita gente que abandona o cachorro quando ele está velho. Além de ser uma grande crueldade, nessa fase é muito difícil fazer com que outra pessoa o adote.
É uma pena porque esses cães ainda têm muito amor para dar, precisam de determinados cuidados e podem ser excelentes companheiros para diversas pessoas que gostariam de ter um cachorro mais calmo, por exemplo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.