Caio Blinder: “Situação política é interessante e um caso à parte”
Em muitos países se reclama da qualidade dos políticos e das opções colocadas diante do cidadão em uma votação. Claro que, em outros países, reclama-se da mera ausência do direito de votar. Na opinião do comentarista da Jovem Pan Caio Blinder, o Afeganistão é um caso interessante e à parte.
“O país atrasado, medieval, brutal e corrupto foi palco de uma invasão internacional liderada pelos Estados Unidos para tirar do poder, em 2001, os fundamentalistas islâmicos do Talibã, que apoiavam a rede terrorista Al Qaeda, responsável pelos atentados do 11 de setembro”, disse o comentarista.
Segundo Blinder, a ocupação de um país com os problemas do Afeganistão é especialmente complexa e os americanos desistiram da tarefa e as tropas dos EUA partirão no fim deste ano.
“Ao longo dos anos, porém, o terreno foi sendo preparado para os afegãos cuidarem deles mesmos, dos seus próprios problemas. E parte dessa tarefa é fazer da eleição democrática uma rotina”, explicou.
Nesse sábado, o Afeganistão passará por eleições. Confira o comentário completo do comentarista Caio Blinder, no áudio acima.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.