Carménère, Tempranillo e outras uvas de países com seleção na Copa

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2014 12h23

Esta edição de Enoteca foi inspirada em uma brincadeira no Facebook. Em dia de jogo do Chile contra Espanha, alguém escreveu “Carménère 02 – Tempranillo 00”, em referência às uvas ícones de cada país. Saiba mais sobre as uvas destes e outros locais que são show de bola tanto no campo de futebol quanto nas vinícolas.

Um bom vinho Carménère, típico do Chile, é Santa Carolina Reservado. Uma sugestão de bom Tempranillo, da Espanha, é o Riscal Tempranillo. Na Argentina quem impera é a Malbec, e o Navarro Correas Coléccion Privada Malbec tem um bom custo-benefício.

O Uruguai vem surpreendendo no futebol e no vinho, e o Tannat é a sua uva ícone, com o Don Pascual Reservado Tannat como um ótimo exemplo. A Itália tem muitas uvas representativas, a Nebbiolo é uma delas, com a sugestão do Langhe Nebbiolo Perbacco, do Vietti.

Portugal tem a Touriga Nacional como um belo exemplo e a Porca de Murça, do Douro, é uma boa indicação. Nos Estados Unidos o ícone é a Zinfandel, com o vinho WoodBridge Zinfandel do Robert Mondavi.

Já o Brasil não tem uma casta ícone, mas a francesa Merlot se deu bem por aqui. Três grandes representativos dela são: o Miolo Reserva Merlot, o Pizzato Merlot e o excepcional Domínio Vicari Merlot.

Acompanhe o aúdio na íntegra.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.