Caso Aécio vá para o 2º turno, Marina Silva o apoiaria ou se omitiria? Eis a questão
Enquanto faço este comentário, a eleição está em curso. Uma coisa é certa: Dilma Rousseff, do PT, estará no segundo turno. Não há a menor chance de isso não acontecer. O tucano Aécio Neves e Marina Silva, do PSB, é que disputam voto a voto a outra vaga.
As pesquisas não conseguiram cravar na tarde de ontem qual seria o candidato a enfrentar a petista na etapa final. Todos os analistas políticas afirmam, e eu concordo, que o PSDB certamente apoiará Marina Silva caso ela passe para o segundo turno.
O interlocutor será Fernando Henrique Cardoso, que já emitiu sinais de simpatia para a ex-senadora do Acre. A questão é saber o que vai acontecer se Aécio for para a disputa final com Dilma.
Em 2010, Marina Silva poderia ter apoiado o tucano José Serra e não apoiou. Preferiu ficar em uma posição de neutralidade. Será que repetiria nessa eleição o mesmo procedimento? Marina Silva está magoada com o PT, acredita que o partido fez uma campanha desleal contra ela, mas até agora, se vocês notarem bem, ainda não entrou em confronto com Lula, que é o estrategista dessa campanha agressiva. Será que ela se omitirá de novo se não estiver no segundo turno?
E aí, mais uma vez, Fernando Henrique Cardoso pode entrar em cena. Ele mesmo já se dispôs a procurar Marina Silva caso o tucano Aécio Neves passe para a etapa final. Vamos ver.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.