Chegou a hora do brasileiro conhecer melhor o vinho espanhol; veja por que
Nesta edição do Enoteca JP, o presidente da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo, Arthur Azevedo, se junta ao especialista Esper Chacur para contar sobre um evento promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Espanha e pelo consulado espanhol sobre vinhos do país.
“O objetivo foi mostrar vinhos que são representativos do que a Espanha faz de melhor hoje”, explicou Azevedo. “O que a gente tem na Espanha é um produto de altíssima qualidade, mas infelizmente ainda pouco consumido no Brasil. A Espanha representa 2.8% do consumo total de vinhos importados no Brasil, o que é pouco em função da qualidade”, lamentou.
Antes marcada pela Rioja, agora a Espanha ampliou seu leque. “Uma das principais características é sua diversidade. Há uma explosão de vinhos de todos os estilos e em múltiplas regiões. Rioja ainda é emblemática, tem apelo comercial, mas há vário exemplos, como a Galícia”, disse Arthur.
Parao presidente da ABS-SP, os rótulos provenientes da Espanha têm uma característica extremamente importante: “os vinhos espanhóis são os que têm melhor relação preço/qualidade no mercado brasileiro. Há excelentes vinhos abaixo de 100 reais”.
A fim de que o consumidor brasileiro conheça melhor os vinhos da Espanha, a ABS-SP promoverá um concurso de sommelier de vinho espanhol, nos dias 26 e 28 de outubro. As incrições estão abertas e o pré-requisito é ser um sommelier jovem que não recebeu prêmios. Confira aqui.
Ouça à entrevista completa no áudio.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.