Ciclismo de pista: conheça as modalidades de velocidade e perseguição

  • Por Jovem Pan
  • 18/08/2016 11h20
Ciclismo de pista - EFE

Olá,

Vamos dar sequência ao assunto ciclismo de pista nas Olimpíadas. Como já falei aqui sobre o Keirin e o Omnium, hoje vou abordar as outras três competições que acontecem no velódromo: velocidade, velocidade por equipes e perseguição.

Na prova de velocidade, dois ciclistas precisam percorrer 1 km, mas apenas os últimos 200m são cronometrados. Por isso as primeiras voltas são lentas e estratégicas, mas ao disparo do cronômetro, eles chegam a mais de 70km/h. Vence quem cruza a linha de chegada primeiro.

A prova de velocidade por equipe é composta de duas equipes, cada uma de um lado da pista, na qual um atleta anda atrás do outro. A cada volta o atleta da frente deve se retirar, e a equipe que fizer o menor tempo ganha. No feminino são duas atletas e duas voltas, e no masculino três atletas e três voltas.

A prova de Perseguição por Equipes é parecida com a de velocidade, com a diferença que são 4 atletas por equipe que devem percorrer 4km. Eles revezam entre si a posição dianteira da fila. Quando se cansa, o ciclista que está puxando sobe pelo lado direito da parede do velódromo e se posiciona em último, dando lugar ao que estava segundo.

Interessante, né? Em países como Grã Bretanha, Austrália e Japão o ciclismo de pista é muito popular. O Brasil possui excelentes ciclistas com potencial, porém a falta de estrutura e de velódromos não favoreceu o crescimento dessa modalidade aqui. Agora vamos torcer para que o velódromo do Rio De Janeiro seja mantido e bem cuidado, e se torne um legado precioso dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Vamos pedalar?