Criminalização da opinião e perseguição a Flávio Bolsonaro
Investigação contra o senador é um absurdo, pois fere a liberdade de expressão
Em sua última ação como ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, deu um “presente” ao governo e uma baita dor de cabeça ao senador Flávio Bolsonaro, ao atender um pedido da deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) para investigar o filho do ex-presidente por postagens de associações de Lula com o ditador Nicolás Maduro.
A investigação contra o senador é um absurdo, pois fere a liberdade de expressão. Trata-se de criminalizar a opinião e mais um caso de perseguição política. O caso já seria grave se fosse contra um cidadão comum. Mas como é contra um senador da República, que tem imunidade parlamentar, a investigação se torna ainda mais injustificável.
Muitos juristas dizem que não vai dar em nada. Mas pelo andar da carruagem e de precedentes recentes, tenho minhas dúvidas. Somente o pedido para investigação já é intimidatório, mesmo que o senador não seja culpado. Caso o país siga e insista nesta rota, é um caminho muito perigoso a ser trilhado.
Hoje, petistas comemoraram, mas amanhã o canhão da censura, sob a forma de intimidação judicial, pode se voltar contra a esquerda. Precedentes foram abertos. A liberdade de expressão deve ser defendida sob qualquer circunstância
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.