Tarcísio apoia liberar bebidas em estádios, mas esbarra em resistência na Alesp

Condição do governador de SP é que o projeto de lei seja encaminhado à Assembleia Legislativa nos termos em que foi elaborado em conjunto com a gestão; venda em eventos esportivos é proibida há 30 anos no Estado

  • Por Beatriz Manfredini
  • 08/10/2025 08h27 - Atualizado em 08/10/2025 12h56
  • BlueSky
RAUL LUCIANO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO E REPRODUÇÃO/X/SÃO PAULO Tarcísio de Freitas sinaliza para aliados que sancionaria a liberação do consumo de bebidas alcoólicas dentro de estádios Tarcísio de Freitas sinaliza para aliados que sancionaria a liberação do consumo de bebidas alcoólicas dentro de estádios

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sinalizou para aliados que sancionaria a liberação do consumo de bebidas alcoólicas dentro de estádios. A venda em competições esportivas é proibida no Estado há 30 anos. A condição de Tarcísio, porém, é que o projeto de lei seja encaminhado à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) exatamente nos termos que foi elaborado por um grupo de trabalho em conjunto com a gestão.

A minuta foi feita por representantes do Executivo paulista, da Polícia Militar, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Juizado do Torcedor do Tribunal de Justiça, e deve ser incorporada a um projeto de lei que já tramita desde 2023. O novo texto conta com restrição de bebidas destiladas a camarotes ou áreas VIP, por exemplo, e a limitação da dosagem alcoólica.

Internamente, na Alesp, há um cálculo de apoio de pelo menos 15 parlamentares sobre o tema — mas o assunto deve enfrentar resistência para ser pautado, incluindo entre aliados do próprio governador de São Paulo. Há expectativa de que o presidente da Casa, André do Prado, inclusive, tenha uma conversa com o chefe do Executivo paulista sobre o tema.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Entre os motivos para que o assunto seja visto com restrição, estão, por exemplo, a falta de segurança em estádios do interior do Estado em detrimento dos da capital; a preocupação com a contenção de brigas dentro dos espaços; e o aumento de acidentes no trânsito. A autorização para que as bandeiras dos times voltem a poder circular nos locais, no entanto, tem sido considerada.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.