Audiência pública na Câmara dos Deputados abordará o significado das tatuagens no crime organizado

Proposta, que visa aprofundar a discussão sobre a relevância das tatuagens como ferramentas de investigação policial, contará com a participação de autoridades e especialistas da área

  • Por Bruno Pinheiro
  • 06/10/2025 08h40 - Atualizado em 06/10/2025 08h41
  • BlueSky
Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados O deputado Capitão Alden, do PL, no plenário da Câmara O deputado Capitão Alden, do PL, no plenário da Câmara

O deputado federal Capitão Alden (PL), membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, apresentou um requerimento para a realização de uma audiência pública com o tema “Significado das tatuagens no mundo do crime”. A proposta, que visa aprofundar a discussão sobre a relevância das tatuagens como ferramentas de investigação policial, deverá contar com a participação de autoridades e especialistas da área.

O requerimento, protocolado, destaca a complexidade que envolve o uso de tatuagens como elementos de identificação, tanto de indivíduos quanto de grupos, especialmente no contexto do crime organizado. Segundo Alden, as tatuagens não apenas individualizam os indivíduos, mas também revelam informações cruciais sobre sua trajetória criminal, como crimes cometidos, hierarquia em organizações criminosas e até preferências pessoais.

“Há tatuagens que indicam não apenas a periculosidade de um indivíduo, mas também sua especialidade criminosa e seu status dentro de uma gangue. Isso torna as tatuagens um aspecto vital em investigações policiais”, afirmou o deputado durante a apresentação do requerimento.

Para enriquecer o debate, o deputado sugere a participação de representantes da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, da Associação dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo, do Departamento de Polícia Técnica e do promotor de Justiça Fernando Pascoal Lupo, do Ministério Público de São Paulo. A ideia é proporcionar uma visão abrangente sobre as implicações das tatuagens no universo criminal.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A justificativa para a audiência pública é respaldada por pesquisas realizadas pelo próprio Capitão Alden, que, em 2011, lançou a cartilha “Tatuagem: Desvendando Segredos”, publicada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia e adotada pela Polícia Militar do estado. O material foi desenvolvido com o objetivo de capacitar as autoridades policiais a interpretar corretamente os significados das tatuagens em investigações.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.