Senadores da oposição apontam resistência a indicados para o STF e 30 votos contra

Jorge Messias, atual advogado-geral da União, vem ganhando destaque nesta disputa pela vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou no último sábado (18)

  • Por Bruno Pinheiro
  • 20/10/2025 09h45
  • BlueSky
Foto: Gustavo Moreno/STF stf O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a anunciar a escolha de seu novo indicado para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso

Senadores da oposição manifestaram à coluna que a resistência a dois dos principais nomes mencionados para o Supremo Tribunal Federal (STF) é forte, com pelo menos 30 votos contrários. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a anunciar a escolha de seu novo indicado para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou no último sábado (18). A preferência no Senado recai sobre Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente da Casa. No entanto, Jorge Messias, atual advogado-geral da União, vem ganhando destaque nesta disputa.

O governo está preocupado com a possibilidade de que a indicação de Messias enfrente um tratamento semelhante ao que foi dado a André Mendonça. Nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021, Mendonça enfrentou uma espera de quatro meses até ser sabatinado e aprovado para o STF, em um contexto em que a liderança do Senado não apoiou sua indicação. Os senadores da oposição, ouvidos por esta coluna, demonstram uma clara disposição para barrar ambos os nomes até agora cogitados.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.