Conheça as cinco tendências tecnológicas para 2024
Diversas tecnologias tentem a emergir neste ano e, com elas, diversos riscos também vem à tona; saiba quais os mais relevantes deste ano
O ano de 2024 se destacará como o principal ano em que diversas tecnologias chegarão para a população; Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0, Computação em Nuvem e outras tecnologias emergentes passam a chegar mais facilmente para a população, saindo do meio acadêmico e técnico. Desse modo, diversos especialistas já estão avaliando os principais riscos que essas tecnologias trarão para toda a sociedade. Conheça as cinco expectativas tecnológicas para 2024:
- Inteligência Artificial (IA): A IA, capacidade de sistemas realizar tarefas inteligentes, está revolucionando diversas áreas, desde assistentes virtuais até diagnósticos médicos, utilizando algoritmos avançados e machine learning, em 2024 existe a previsão de diversos governo e instituições privadas aumentarem seus investimentos nesse setor.
- Falhas de Segurança em Programas (0-Days e N-Days): Vulnerabilidades, como “0-days”, representam riscos sérios, exigindo respostas ágeis dos desenvolvedores. “N-days”, falhas conhecidas, destacam a complexidade de manter a segurança digital, enfatizando a importância de conscientização e práticas seguras para o ano de 2024.
- Criminalização de Pagamento de Resgates: O ransomware, exigindo resgates para liberar dados, é uma ameaça crescente. A criminalização do pagamento busca desencorajar essa prática, enfatizando prevenção, conscientização e segurança robusta, e é uma tendência para 2024 muitos países iniciarem os debates para regulamentações digitais como essas.
- Compartilhamento de Informações de Ameaças (TIPs): O compartilhamento eficaz de TIPs entre organizações é vital para fortalecer as defesas cibernéticas. A colaboração e o intercâmbio de informações desempenham papel crucial na construção de cibersegurança resiliente, e a tendencia é que em 2024 muitas empresas passarão a compartilhar estratégias para lidar com compartilhamento de informações para mitigação de ameaças cibernéticas.
- Mercenários Digitais: Ciber mercenários, agentes contratados, são flexíveis e adaptáveis, representando uma ameaça significativa. A complexidade do cenário de segurança digital destaca a necessidade de reforçar continuamente as defesas online, e investir na detecção de indivíduos maliciosos que desejam persuadir os funcionários para atividades maliciosas nos computadores. O ano de 2024 será marcado principalmente por ataques de Engenharia Social provocadas principalmente por Inteligências Artificiais.
Para o Especialista em Gestão de TI, Juliano Araújo, existem medidas são de extrema importância para as empresas em 2024 se aterem, entre elas:
- Atualizações Regulares e Segurança Cibernética: Manter programas atualizados e adotar firewalls e antivírus.
- Avaliação Ética e Auditorias de IA: Incorporar avaliações éticas em sistemas de IA e realizar auditorias regulares.
- Criminalização Consciente: Promover conscientização sobre os riscos do ransomware e desencorajar o pagamento de resgates.
- Compartilhamento de Informações e Cooperação: Fortalecer colaboração para compartilhar informações de ameaças e melhorar as defesas.
- Conscientização contra Ciber Mercenários: Educar sobre as ameaças dos ciber-mercenários e fortalecer práticas defensivas.
Quer se aprofundar no assunto, tem alguma dúvida, comentário ou quer compartilhar sua experiência nesse tema? Escreva para mim no Instagram: @davisalvesphd.
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.