Julgamento fortalece alternativa a Bolsonaro em 2026 e pavimenta rota presidencial de candidato da centro-direita

Líderes do União e PP veem ex-presidente saindo enfraquecido de processo

  • Por Victoria Abel
  • 02/09/2025 16h48
  • BlueSky
Gustavo Moreno/STF Julgamento Julgamento da suposta trama golpista no STF

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) deve pavimentar o caminho para um candidato de centro-direita assumir o posto de substituto nas eleições à Presidência em 2026, de acordo com líderes de centro. A princípio, o nome que segue despontando nas conversas entre as lideranças é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No entanto, Tarcísio ainda espera a benção oficial de Jair Bolsonaro para seguir em frente. Por isso, o governador vem acenando para o projeto da anistia publicamente, avaliam integrantes do Republicanos, União e PP. Nesta segunda, o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, fez uma postagem nas redes sociais, ao lado do governador, afirmando que ambos se reuniram para debater o tema.

Apesar da sinalização de apoio a liberdade de Bolsonaro, a expectativa de integrantes de partidos de centro, nos bastidores, é que o ex-presidente siga inelegível. Apenas dessa forma um nome mais alinhado com as legendas do Centrão poderá despontar.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Bolsonaro deve definir seu substituto para as eleições do ano que vem logo após a sentença dada a ele pelo STF. A previsão é de que o julgamento finalize no próximo dia 12 de setembro, com divulgação da sentença. O nome da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL) também continua sendo citado entre os líderes de centro. Aliados da família Bolsonaro, porém, pontuam que dificilmente Jair teria o aval dos filhos para indicá-la à Presidência. A candidatura ao Senado, para eles, é a mais provável.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.