Tarcísio articula votação contra MP dos impostos e governo corre contra tempo para evitar rombo fiscal
Aliados do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, admitiram que ele vem pedindo votos contra a medida provisória do governo que aumenta a impostos sobre aplicações financeiras. A proposta prevê a uniformização na cobrança de Imposto de Renda sobre os ganhos com os investimentos em 18%. A MP poderia render até R$ 17 bilhões ao governo em 2026, além evitar gastos a uma expectativa de R$ 10 bilhões. Tarcísio estaria pedindo para os partidos de centro se posicionarem contra a medida provisória, em uma tentativa de enfraquecer o governo e projetar a direita para as eleições presidenciais do ano que vem.
Caso a medida provisória caduque, o governo poderá enviar um novo projeto de lei ao Congresso, prevendo trechos da proposta vencida. Por abordar o aumento de impostos, dificilmente os temas poderiam ser tratados por decretos presidenciais.
A MP que taxa as aplicações financeiras foi aprovada ontem em comissão especial, por uma margem apertada de votos. O texto segue para o plenário da Câmara hoje e precisa ter a votação finalizada no Senado até o fim da noite, quando vence a medida provisória. Deputados estimam que faltam ao menos 50 votos para o governo conseguir aprovar a MP na Câmara.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Para tentar avançar com o texto, a estratégia das lideranças do governo será cobrar setores beneficiados com concessões, como a bancada do agronegócio, para votarem favoravelmente. Na terça-feira, o governo cedeu a pressão dos parlamentares ligados do setor e manteve a isenção do Imposto de Renda sobre as LCAs, Letras de Crédito do Agronegócio, uma modalidade de investimento. Para o governo, não há mais mudanças no texto a serem feitas.
[jp-related-posts ids=”2065652,2065604″]