Como confiar em um presidente que dispara tuítes a esmo?
Kim Jong-un dispara mísseis. Donald Trump, tuítes. O ditador norte-coreano espera um dia acertar no alvo; o presidente americano tecla a esmo. Nas devidas proporções, os dois metem medo com suas armas.
Ouça o comentário completo AQUI.
Como confiar no homem mais poderoso do mundo com sua propensão para mentir e inventar? Qual será a sua credibilidade quando ele tuitar sobre uma crise séria e urgente? A inquietação está em todas as partes e uma boa medida da apreensão inclusive no editorial da semana passada do Wall Street Journal, um jornal relativamente tolerante com as travessuras de Trump.
O editorial começa assim: “Se o presidente Trump anunciar que a Coreia do Norte lançou um míssil que pousou a 100 milhas do Havaí, será que a maioria dos americanos vai acreditar nele? E o resto do mundo?”.
A resposta do jornal é cândida: “Não estamos seguros, o que ilustra o dano que Mr. Trump está fazendo à sua presidência com seu aparentemente incessante fluxo de exageros, acusações sem evidências, negativas implausíveis e outras falsidades”.
O pretexto do editorial é a insistência de Trump para acusar o ex-presidente Barack Obama de ter ordenado o grampeamento da Trump Tower na campanha eleitoral, mesmo após ele ter sido refutado pelo próprio diretor do FBI em sabatina na Câmara dos Deputados. A própria Fox News se distanciou do presidente desta vez quando ele citou um comentarista da rede de TV, que foi suspenso do ar. Foi demais até para a Fox.
Para quem ainda não sabe, Trump constrangeu o governo britânico, pois ele envolveu a espionagem do tradicional aliado dos EUA (e não do governo de plantão) no seu delírio conspiratório.
Como diz o Wall Street Journal, o comportamento de Trump faz parte de um padrão e ele é seu “pior inimigo político”. O final do editorial é pesado: “Caso ele não mostre mais respeito pela verdade, a maioria dos americanos pode concluir que ele é um ‘fake president”. Quando ao míssil norte-coreano, de fato, um dia, poderá ser verdadeiro.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.