Como pedir aumento de salário sem criar um clima desconfortável?
Você já está na empresa há algum tempo, vem realizando um bom trabalho e sente que está na hora de pedir um aumento de salário. Mas como fazer isso sem criar um clima desconfortável?
Bom, pedir aumento de salário pode fazer parte da vida profissional. Escolher o momento certo, com uma boa argumentação, pode fazer toda a diferença. Por exemplo, falar na hora do café, não é uma boa decisão.
O primeiro passo, é observar seu histórico dentro da empresa. É preciso considerar as atividades realizadas e, principalmente, se o seu desempenho está alinhado às expectativas da empresa. Atingindo ou, preferencialmente, superando os resultados esperados.
Também é necessário levar em conta o momento da companhia. Se o cenário for de crise ou de corte de gastos ou de pessoal, melhor aguardar um pouco. Para abordar o assunto, o ideal é agendar uma conversa pessoalmente e usar a seu favor os resultados alcançados: metas atingidas e o seu desempenho de uma forma geral.
No momento da conversa, não é recomendável usar como argumento o fato de estar precisando de dinheiro pra comprar um carro ou simplesmente dizer que merece. Você pode sim merecer, mas precisa listar o que foi produzido para dar embasamento ao seu pedido.
Também é importante pedir o aumento com alguma base de mercado. Então, vale a pena pesquisar quantos profissionais de sua área estão ganhando em empresas de portes equivalentes. Dificilmente você será atendido se a sua solicitação estiver fora dos parâmetros que o mercado pratica.
Se mesmo com todo o cenário ao seu favor, a resposta do seu chefe for negativa para o seu pedido, é importante entender as razões da empresa e perguntar em que momento a conversa poderia ser retomada.
O importante, de fato, é conduzir o assunto com profissionalismo e mostrar-se receptivo para ouvir o feedback nesse momento.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.