Confira dicas básicas de frenagem e saia pedalando

  • Por Jovem Pan
  • 20/06/2016 19h15
18-09-2015 - Ciclofaixa que passa pelo Minhocão em São Paulo. Foto: André Tambucci/ Fotos Públicas André Tambucci/Fotos Públicas bike

Olá! E hoje eu vou dar pra vocês algumas dicas básicas de frenagem para que você tenha mais controle da sua bike.

Mas antes de começar, reforço pra vocês que pedalar requer o máximo de ATENÇÃO e FOCO.

É natural que, ao pedalar, você relaxe e queira curtir o momento. Mas não relaxe demais, pois é aí que os acidentes acontecem. Esteja sempre preparado para seu próximo movimento, como virar em uma rua, mudar de faixa ou sair da ciclovia, por exemplo.

É possível curtir o pedal e estar atento ao mesmo tempo 😉

Mas voltando ao assunto FRENAGEM, você sabia que o simples ato de frear corretamente pode mudar toda sua sensação de insegurança em cima da bike? Pois é!
E preste atenção no que eu vou falar agora:

O manete de freio da mão ESQUERDA controla o freio DIANTEIRO.

E o da mão DIREITA, controla o freio TRASEIRO.

Então a primeira regra básica é que você nunca use apenas o freio dianteiro, ou seja, o da mão esquerda. Ative sempre os dois freios juntos quanto quiser diminuir a velocidade ou parar. Ativar apenas o freio dianteiro faz com que você se projete para a frente, e, por experiência própria, sair voando por cima do guidão não é muito seguro!

A segunda regra é que você pode usar o freio traseiro, ou seja, o da mão DIREITA, para CONTROLAR a sua velocidade, sem perder a inércia do movimento. Esse controle é muito útil quando você está andando em trilhas e lugares estreitos por exemplo.

A terceira regra é sobre as curvas. Assim como quando dirigimos um carro, devemos diminuir a velocidade ANTES de entrar na curva utilizando os dois freios – dianteiro e traseiro. Isso irá permitir que você faça a curva com estabilidade, em uma velocidade segura, e saia dela com mais inércia.

Para aprimorar sua técnica de frenagem e automatizar sua reação na hora de frear, treine em um local seguro, com poucas pessoas ao redor. É super importante que, no caso de um imprevisto, sua reação instintiva seja a correta – ou seja – nunca frear apenas com o freio dianteiro, e sim com os dois juntos.

Vale também comentar que hoje em dia temos a inclusão de freio a disco, mas potente, deixou a bike mais segura. Na hora de escolher qual bike comprar, considere que as bikes com freio a disco oferecem mais segurança e também facilidade de manuseio, tá bom?

Vamos pedalar?

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.