Apoio psicológico a pacientes com câncer é importante desde o diagnóstico da doença

  • Por Jovem Pan
  • 19/07/2017 08h39 - Atualizado em 19/07/2017 08h44
Freeimages Recentemente, foram apresentados no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, a ASCO 2017, estudos que analisaram o impacto desse apoio no paciente

Já falamos sobre o impacto do diagnóstico do câncer na vida de uma pessoa e de seus familiares. Medo, insegurança, ansiedade são comuns no paciente durante o tratamento e no pós-tratamento também. Por isso, o apoio psicológico é muito importante desde o diagnóstico da doença.

Recentemente, foram apresentados no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, a ASCO 2017, estudos que analisaram o impacto desse apoio no paciente.

Um deles foi feito com pessoas que passaram por tratamento de câncer de mama, de intestino e melanoma e estavam livres da doença. Elas fizeram cinco sessões de terapia e os resultados mostraram que a intervenção psicológica reduziu significativamente o medo de recidiva do câncer, houve melhora na qualidade de vida e diminuição da ansiedade e angústia.

Outro estudo avaliou o impacto do apoio psicológico em pacientes com câncer em fases mais avançadas. Naqueles que tinham sintomas depressivos, houve redução dos mesmos. E nos que não tinham sintomas depressivos, houve diminuição da incidência de depressão.

Portanto, é importante que o paciente também seja assistido por um psicólogo para que tenha mais qualidade de vida.

Somos o Instituto Vencer o Câncer. Estamos juntos com você nessa luta. Acesse o nosso site: vencerocancer.org.br

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.