Obesidade pode induzir o desenvolvimento do câncer
A obesidade, por diversos mecanismos, como a maior exposição dos obesos aos hormônios e fatores inflamatórios, pode induzir o desenvolvimento do câncer. Neste contexto, um novo estudo revela a relação entre perda de peso e a diminuição do risco de câncer de endométrio.
Os pesquisadores acompanharam quase 37 mil mulheres saudáveis e pós-menopausadas, entre 50 e 79 anos, e mostraram que as pacientes que perderam peso tiveram um risco 29% menor de desenvolver um tumor de endométrio.
O estudo também revelou que, se a mulher era obesa e perdeu intencionalmente peso, a chance de ter um câncer de endométrio caiu 56%. Nesse cálculo, as maiores reduções de risco por perda de peso foram emagrecimento acima de 4,5 kg.
O câncer de endométrio representa 3,6% dos tumores femininos, e o risco de uma mulher desenvolver a doença durante a vida é de 2,6%. A concentração elevada de estrogênio no sangue, menstruação precoce, menopausa tardia, não ter engravidado, idade avançada, terapia hormonal para câncer de mama e histórico familiar de câncer na região do útero estão entre os fatores que podem levar à doença.
A obesidade acaba sendo um fator de risco indireto para a doença porque normalmente aumenta a produção de estrogênio.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.