Contra amplo repúdio latino, Trump teria de vitaminar votos de brancos

  • Por Caio Blinder/ JP Nova Iorque
  • 26/02/2016 13h21
EFE/Erik S. Lesser Donald Trump Pré-candidato republicano Donaldo Trump durante ato de campanha na Carolina do Sul

Donald Trump será o candidato presidencial dos republicanos em novembro? Há uma boa possibilidade. E Hillary Clinton será a dos democratas? Para mim, é praticamento certo. E num ponto tenho certeza absoluta: se Trump for o candidato republicano, ele será simplesmente repudiado pelo eleitorado latino.

A preferência da minoria pelos democratas é simplesmente escandalosa e Trump fez o possível para ajudar com sua postura contra imigrantes e os insultos disparados contra mexicanos, fazendo a associação deles com criminosos e estupradores desde que entrou na corrida presidencial em junho passado.

E a visão negativa se intensificou com a promessa de Trump de construir um muro na fronteira com o México, forçar o México a pagar pela obra e deportar milhões de imigrantes ilegais dos Estados Unidos.

Estes dados da postura latina essão confirmados pela pesquisa divulgada quinta-feira do jornal The Washington Post e rede de televisão Univision. Nenhum candidato presidencial é tão repudiado pelo eleitorado latino como bilionário bufão que se tornou o favorito republicano com suas primeiras vitórias nas prévias partidárias agora em fevereiro.

Os latinos embora prefiram os democratas não expressam paixões sobre os candidatos do partido ou o presidente Barack Obama. O consolo para HIllary Clinton é que ela é preferida pelos latinos por uma margem de 2 a 1 na disputa contra o seu único desafiante nas prévias, o senador Bernie Sanders..

Hoje, oito em dez latinos têm uma visão desfavorável de Trump, isto inclui mais de sete em dez que têm uma impressão muito desfavorável. A parte analítica da pesquisa do Washington Post e Univision ressalta que caso Trump seja o candidato republicano ele irá minar as chances do partido de vencer os democratas em novembro.

Acompanhe o placar: entre os latinos, Hillary Clinton derrotaria Trump por 73 a 16 pontos. O desempenho de outros republicanos contra Hillary, como os filhos de cubanos Marco Rubio e Ted Cruz, seria menos desastroso, mas tampouco promissor.

Para compensar, os republicanos precisariam vitaminar o voto branco, pois também é complicada a situação do partido entre os negros.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.