Copom vai divulgar ata de primeira reunião sob nova direção nesta semana
Nesta semana teremos a divulgação da ata da última reunião do Copom, do Comitê de Política Monetária do Banco Central, na primeira reunião sob nova direção. Já houve um comunicado bem diferente do Copom, quando anunciou a manutenção da taxa básica de juros em 14,25% ao ano.
Já houve um detalhamento importante dos fatores que levaram a essa decisão: a questão da inflação, que há a necessidade de se confirmar uma trajetória de curto-prazo mais favorável, a questão do ajuste fiscal, que ainda não há sinais concretos em relação ao cumprimento das metas estabelecidas pelo governo, a reformulação da evolução das contas públicas. Então, o Banco Central já destacou esses pontos mais importantes.
De qualquer modo, o mercado aguarda alguma sinalização mais clara do que poderá acontecer a médio prazo. Porque o mercado decartou algum possível corte da taxa básica, agora em agosto, num prazo mais curto. Mas a aposta ainda é de algum corte na Selic antes do final deste ano. Até porque o mercado vê condições de a inflação encerrar 2016 em algo ao redor de 7%, que seria bem menos que o ano passado e já indicando uma queda maior para o próximo ano.
Confira no áudio abaixo o comentário completo de Denise Campos de Toledo.
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.