CPI vira comédia com soltura de ratos

  • Por Jovem Pan
  • 10/04/2015 20h18

Parlamentares tentaram pegar os ratos que foram soltos na sala

Pedro Ladeira/Folhapress Ratos na CPI da Petrobras

O depoimento de João Vacari Neto na CPI e a entrevista que Dilma deu à CNN em espanhol, ajudaram em alguma coisa a esclarecer o ponto nevrálgico do petrolão que é o uso de propina para fazer doação regular, legal, na justiça eleitoral?

O servidor da Câmara soltou ratos na hora do depoimento de João Vacari Neto, na CPI da Petrobrás. É mais uma cena daquilo que o professor Oliveiros Ferreira chama, brilhantemente, em artigo no Estado de S. Paulo, de comédia del arte da política em Brasília. Fora os ratos que circularam pela CPI criando tumulto, a tirar do depoimento do diretor de finanças do PT, que ele é uma pessoa muito mal relacionada.

Por que, o que ele fazia tendo encontros, que ele reconhece, com bandidos como o doleiro Alberto Youssef, que já tinha sido condenado e beneficiado por delação premiada. O que ele fazia e podia fazer o diretor tesoureiro do PT em reuniões com Paulo Roberto Costa e sua amizade reconhecida com Renato Duque, o cão de guarda do PT na Petrobrás? Ora, é preciso ser muito ingênuo… Nem a velhinha de Taubaté acreditaria nessa versão de que ele apenas os conheceu, não teve negócio nenhum com ele e não recebeu dinheiro pro PT.

Vamos deixar isso tudo de lado, por que o que importa mesmo é o seguinte: os procuradores federais, o juiz federal e a PF defendem a tese de que Vacari inaugurou na política brasileira o uso da propina, lavando-a e para transformá-la em doações legais na justiça eleitoral. Se isso for provado pelos procuradores, o depoimento de Vacari não vai levar a nada e nem muito menos a entrevista que a presidente Dilma deu à CNN em espanhol, dizendo que a campanha dela não teve dinheiro de propina por que era tudo legal no TSE.

Ora, se a justiça e a polícia provarem que as doações legais eram provenientes de propinas, aí a Dilma terá cavado a própria sepultura, por que terá mentido. Eu quero lembrar que mentir foi a razão pela qual Nixon foi obrigado a renunciar à presidência dos EUA para não sofrer um impeachment.

Então é isso.Vamos esperar os procuradores provarem, depois da investigação da PF e o juíz Sérgio Moro aceitar e passar pelo supremo, para podermos ter uma clareza sobre essa lavagem de dinheiro através da tesouraria do PT.

Ouça comentário completo no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.