Cresce bate-boca entre Donald Trump e Hillary Clinton; bilionário bufão gosta de ser o centro das atenções

  • Por Jovem Pan - Nova Iorque
  • 23/12/2015 11h09
Montagens sobre fotos/ EFE Hillary Clinton e Donald Trump

Nestes últimos dias de 2015, continua o bate-boca eleitoral nos Estados Unidos, agora disseminado. Não acontece apenas nas primárias presidenciais republicanas, mas se intensifica no duelo entre Donald Trump, que se consolida como o improvável candidato republicano, e Hillary Clinton, que mais que a provável, é a certa candidata dos democratas.

É verdade que nestes festejos de fim de ano, a imensa maioria dos americanos não está prestando muita atenção no bate-boca, embora seja tema obsessivo nos noticiários de televisão. O interesse eleitoral deve realmente esquentar em janeiro, semanas antes da primeira rodada das primárias republicanas.

Um fato curioso será descobrir a genuína força de Donald Trump, um candidato nada convencional. Para lembrar o essencial, o que decide o nome do candidato presidencial de um partido é o número de delegados que consegue nas eleições primárias de cada estado. Assim, a liderança de Trump pode ser enganosa. Ele nunca fez um trabalho suado de campo, montando as estruturas para levar seus simpatizantes à votação nas primárias de cada estado.

O que temos por ora é o espetáculo Trump, disparando insultos e bravatas. Seus alvos, como eu disse, deixaram de ser meramente os rivais republicanos e agora ele dispara muito contra Hillary Clinton.

E vice-versa. E olha que não é apenas a ex-primeira-dama. O próprio presidente Obama se engajou nos disparos contra Trump. Obviamente, o bilionário bufão e egomaníaco está feliz por ser o centro das atenções.

Teremos felizmente alguns dias de descanso desta campanha eleitoral, que no geral tem um nível infanto-juvenil, especialmente com o desempenho espalhafatoso de Donald Trump. Vale ressaltar que os caciques republicanos, alvo do desprezo de Trump, estão em pânico com sua liderança, embora, como eu disse, ainda precisamos ter a prova da votação em si nas primárias republicanas.

E sobre o grande duelo de novembro do ano que vem? As pesquisas são claras. Contra Trump, Hillary Clinton terá uma vitória tranquila. Por algumas pesquisas, vantagem acima de 10 pontos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.