Decisão do TJ sobre suspensão de Luiz Moura no PT pode ter outros efeitos

  • Por Jovem Pan
  • 10/07/2014 17h06
  • BlueSky

Oh Nêumanne, o que será do PT em São Paulo se a justiça mantiver a sentença do juiz a respeito da angulação da convenção PT por causa do direito de defesa, negado segundo o juiz, à Luiz Moura, deputado estadual que o PT suspendeu por 60 dias e impediu que ele viesse a se candidatar a reeleição?

A decisão do tribunal de justiça de suspender os efeitos da convenção do diretório estadual do PT paulista por causa de uma liminar concedida ao deputado Luiz Moura, que foi suspenso por 60 dias, e com isso impedido de disputar a reeleição pode ter outros efeitos no ponto de vista da justiça. Mesmo que não se mantenha a decisão, ou seja, mesmo que no fim a convenção do PT seja mantida por decisão da justiça eleitoral e se negue ao deputado Luiz Moura a legenda, como o PT pretende, é preciso raciocinar que aí há dois erros muito graves que o PT cometeu.

O presidente do diretório estadual do PT, Mendes Souza, tem toda razão quando ele se diz surpreendido e quando ele diz confiar em uma volta atrás, num recúo desses superiores da justiça. Mas ele lembra que, para argumentar em defesa do partido, que a sociedade conta com partidos que sejam mais rigorosos na escolha de seus candidatos. Bom, o PT não foi nada rigoroso na escolha de Luiz Moura.

Luiz Moura, um alagoano de 42 anos, casado, estudante de direito, assaltou dois supermercados no Parané e em Santa Catarina, foi condenado a doze anos de prisão, fugiu da cadeia quando tinha cumprido um ano e meio. Um currículo desse, tratado com rigor, não permitiria que o PT desse uma legenda pra ele em 2010.

Em relação a queixa de Luiz Moura, do partido não deu um completo direito de defesa, que o partido exige isso à outros militantes mas não deu a ele também é valido, o PT teve muita pressa para livrar o palanque do Padilha de um ex-assaltante mas esqueceu de que ele mesmo pede e cobra para os outros, do direito de defesa amplo, geral e irrestrito. É isso aí, a lição continua de pé.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.