Diante de Trump, George W. Bush é um estadista

  • Por Jovem Pan - Nova Iorque
  • 17/02/2016 13h14
Nesta quinta EFE/LARRY W. SMITH Donald Trump vai a evento com veteranos depois de não comparecer a debate

A campanha eleitoral americana não é uma caixinha de surpresas. É um baú de surpresas. Não vou recapitular tudo, mas resumindo: quem diria há um ano que o bufão Donald Trump seria o favorito republicano ou que do lado democrata o radical de esquerda Bernie Sanders ameaçasse a coroação de Hillary Clinton?

Uma nova surpresa é Trump retirar George W. Bush do baú como parte de sua fuzilaria contra o irmão do ex-presidente, Jeb, que concorre nas primárias republicanas e que, como Hillary na banda democrata, meses atrás parecia que seria coroado.

Para minha surpresa, preciso concordar com algumas coisas do demagogo Donald Trump. Ele dispara abertamente e sem meias palavras contra o desastre de Bush que foi a invasão do Iraque em 2003. Diz que a guerra foi um erro e acusa o governo Bush de ter mentido sobre as armas de destruição em massa de Saddam Hussein. Jeb Bush rebate que Trump fala como um esquerdista, ao estilo do cineasta Michael Moore, e não um candidato republicano.

Na fuzilaria de Trump, claro que existe muito erro de alvo. Sem dúvida, a invasão foi um desastre e desestabilizou o Oriente Médio. Basta ver o cenário atual. Mas é complicado dizer que Bush mentiu. Os dados de inteligência sobre o arsenal de Saddam Hussein eram falhos. Eu confesso que em 2003 também acreditava na sua existência e fui favorável à invasão

E um disparo na fuzilaria de Trump é imperdoável. No debate republicano de sábado passado, ele responsabilizou George W. Bush pela tragédia de 11 de setembro de 2001, dizendo que o ex-presidente não proporcionou segurança ao pais. Calma lá: o responsável foi Osama Bin Laden.

Vou deixar claro: Donald Trump, um candidato sem filtro e sem educação, diz algumas verdades incovenientes, mas ainda é um aloprado que manipula os medos, ansiedades e preconceitos de muitos americanos com sua demagogia sinistra e cada vez menos engraçada. Nunca morri de amores por George W. Bush, mas diante de Trump o ex-presidente é um estadista.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.