Dilma deveria respeitar a inteligência e a sensatez das pessoas

  • Por Jovem Pan
  • 21/02/2015 16h02
  • BlueSky

Pergunta: Você acha que, se realmente os crimes cometidos na Petrobrás tivessem sido apurados nos anos 90, não teria havido essa roubalheira que o Petrolão constata e a operação Lava Jato está devassando, como quis dizer Dilma Roussef em entrevista?

Resposta: A presidente Dilma Rousseff resolveu usar, agora, uma nova estratégia para que os seus militantes pagos na internet tenham uma resposta para o ataque maciço de notícias sobre a roubalheira na Petrobrás.

Ela, ao sair de uma solenidade, disse que, se tivessem sido apurados os crimes cometidos na Petrobrás, corrupção, nos anos 90, portanto no governo Fernando Henrique, não teria acontecido tudo o que está sendo apurado na operação Lava Jato. Eu não sei, baseada em quê ela diz isso, por que o mensalão, por exemplo, condenou vários comandantes do PT, do governo Lula, do qual ela fez parte e os crimes foram cometidos de novo.

Quer dizer, enquanto houver impunidade no Brasil, esse tipo de afirmação é absolutamente fora de propósito. E fica ainda mais fora de propósito e, não apenas isso como rídiculo, o fato de ela falar sem prestar atenção que, entre o fim do governo FHC e o começo do segundo governo dela, houve três governos do PT. Doze anos de gestão.

E não apenas nada fizeram para apurar os crimes da época dos dois mandatos Fernando Henrique, como também ela, membro do conselho de admnistração da Petrobrás, ministra de Minas e Energia, chefe da Casa Civil e presidente, não viu nada e não mandou apurar nada em relação a grande roubalheira feita na Petrobrás durante os governos deles.

Quer dizer, ela poderia, pelo menos, continuar mentindo, como mentiu na campanha, como continua mentindo até agora, mas respeitar o mínimo a inteligência e a sensatez das pessoas, eu e você, que sabemos distinguir o certo do errado e que sabemos distinguir o branco do preto.

Na mesma entrevista, a presidente fez uma afirmação bem mais alvilçareira: que os dirigentes, acionistas e as próprias empresas que estão sendo denunciados para devolver uma ninharia de quatro, quase cinco bilhões, por causa dos crimes de roubo na Petrobrás, vão ter que responder na justiça, né? Ela disse obviedades acassianas como: “os crimes foram cometidos por funcionários da Petrobrás”.

Era para ser cometido por quem? Pelos funcionários da Embraer? Pelo amor de Deus, se era roubalheira da Petrobrás, quem comete os crimes são os funcionários da Petrobrás e não é a história da Petrobrás, não é a entidade Petrobrás. Agora, isso aí ela tem dois caminhos.

Primeiro ela, de certa forma, reage ao que eu chamo de instância Lula. Que são todos os empreiteiros recorrendo a Lula. É como o recado dela dizendo o seguinte: “o que aconteceu no seu governo não tem nada a ver.”. E tem. Ela foi chefe da Casa Civil.

E outra coisa, é que o que Dilma fala, a gente aprendeu na campanha, ninguém pode assinar, né? Então, é a tal coisa de esperar que dê um milagre e ela esteja falando a verdade pela primeira vez na vida, né?

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.