Dilma e PSDB agem de forma leviana para acusarem um ao outro de golpista

  • Por Jovem Pan
  • 09/07/2015 08h31
Montagem/Folhapress Dilma Rousseff e Aécio Neves bebendo água durante debate

Quem é golpista: O governo ou a oposição?

Depois de, de forma irresponsável, a presidente Dilma Rousseff dizer que a oposição é um tanto quanto golpista, em entrevista histórica que deu à Folha, o presidente do PSDB, Aécio Neves, senador por Minas e principal líder do principal partido da oposição, acusou a presidente de ser ela a golpista por ter cometido estelionato eleitoral e mentido durante a campanha na qual se elegeu.

Desta forma, Aécio Neves se contrapõe, mas também se iguala, se compara, se equipara à presidente em matéria de responsabilidade. Eu tenho dado várias vezes opinião aqui de que Dilma mentiu na campanha e, de certa forma, cometeu estelionato eleitoral.

Isso não quer dizer que autorize a denominação de “golpista” para ela. Golpista ela será se lutar para ficar no poder depois que a Justiça, que é quem julga isso em última instância (e não o PSDB e nenhum partido político), concluir que ela cometeu estelionato, que ela mentiu, e que ela tornou sua eleição ilegítima por causa disso.

O PSDB não pode perder a noção de que sendo um partido que está numa democracia partidária, tem que submeter à vontade do povo. E o povo, até que o TSE mostre que houve alguma fraude na eleição, manifestou claramente sua opção por Dilma Rousseff.

O PSDB não pode agir ou falar como se estivesse acima da Justiça Eleitoral, do TSE, etc. Quem julga isso é o poder judiciário. Não é o congresso, e muito menos o poder executivo.

Tanto a Dilma se equivoca e tenta reescrever a história do Brasil de forma muito pouco sensata ao dizer que fala-se em impeachment de uma forma golpista, quanto o PSDB age da mesma forma, leviana, quando tenta qualificá-la como golpista por ter cometido crimes eleitorais que a Justiça ainda não julgou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.