Dilma, a mandioca e a “mulher sapiens”
Pergunta: Você que estudou latim no seminário saberia explicar para os nossos ouvintes qual é o significado da expressão “Mulheres Sapiens”?
Resposta: O ouvinte da Rádio Jovem Pan é meu testemunho em declarar que eu não tenho um grande apreço, nem admiração, pela forma como a nossa presidente Dilma Rousseff trata a língua portuguesa que mamãe me ensinou na minha infância.
Mas a presidente tem sempre a capacidade de me surpreender. Ou melhor, de me estarrecer. A estarrecida presidente Dilma sempre me estarrece. Nessa cerimônia com índios em que ela fez uma grande louvação à mandioca isso novamente me surpreendeu.
Eu sou fã da mandioca, adoro a tapioca, gosto do bolo de mandioca como sertanejo, como nordestino, a mandioca é um dos alimentos da minha preferência. Agora chegar ao ponto de considerar que a mandioca é uma grande conquista da nacionalidade brasileira é algo em que eu só posso interpretar como alguma coisa que foi soprada no ouvido dela, ou melhor, algum texto que foi colocado para ela ler pelo meu amigo Aldo Rebelo.
O Aldo Rebelo é um sujeito muito sério, decente, muito bem intencionado, apesar de ser do PC do B, mas ele não é assim uma pessoa provida de talento para as coisas que realmente interessam.
Lá no ministério da Dilma Rousseff ele tem trabalhado muito pela mandioca, então deve ter sido o principal responsável pela grande gozação que começou na própria cerimônia como todo mundo riu quando ela fez o elogio a mandioca, riu também quando ela disse que abola era para ser usada como lazer no Brasil, como se não fosse por exemplo na Inglaterra, que inventou o futebol e onde se joga partida de tênis mais famosa do mundo.
Agora, a gargalhada foi grande mesmo quando ela disse era uma coisa para “Homens e Mulheres Sapiens”. Como se sabe Homo Sapiens, o “Homem Que Sabe”, é uma expressão latina que faz parte da evolução do homem na teoria darwinista evolucionista. O que será que a “Mulher Sapiens”? Bom, isso é um mistério que a própria presidente poderá nos esclarecer.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.