Dilma Rousseff é aliada de empresas aéreas; entenda

  • Por Jovem Pan
  • 19/08/2014 13h52
  • BlueSky

Nêumanne, em que postura você se coloca nessa discussão sobre a ação do CENIPA da aeronáutica na questão dos desastres de aviação no inquérito sobre eles?

Tradicionamente, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáuticos, CENIPA, era o encarregado das investigações de quedas de aviões, helicópteros e outros aparelhos voadores. Ao longo do tempo, uma grande conquista dos cidadãos, principalmente das vítimas de desastres aéreos, que terminou levando os legisladores a incluir a autoridade policial, estadual, a Polícia Civil nas investigações.

Acontece que as investigações da Aeronáutica são sempre sigilosas e muito demoradas, muito lerdas. A entrada da polícia, da promotoria, da Justiça permitiu que as famílias tivessem a possibilidade de reivindicar e de conseguir indenizações de forma mais rápida.

Isso tudo voltou atrás quando entrou em vigor a lei 12970, de 9 de maio, na qual a CENIPA passou a ser responsável pela apuração de tragédias aéreas, tendo precedência sobre inquéritos policiais e correndo sob absoluto segredo. A medida protege dados, como a notificação voluntária de ocorrências, testemunhas espontâneas e as análises dos militares.

Dilma Rousseff  não é suspeita de ajudar militares, mas nesse episódio ela pode ser considerada, digamos, aliada das empresas aéreas, que tiveram suas finanças aliadas com o adiamento do pagamento das indenizações. Acontece que um jato cessna […] caiu sobre a cabeça dela e agora ela vai ter que explicar direitinho porque essas informações militares têm que ficar realmente sob sigilo, guardando a explicação para a verdadeira causa da queda do cessna em Santos, no qual viajava Eduardo Campos, para depois das eleições.

Dificilmente, mesmo as investigações policiais seriam concluídas antes de realizadas as eleições. Eu, pessoalmente, não sou muito adepto de teorias conspiratórias. Acontece que uma onda de boatos nas redes sociais, que já começou, e uma grande desconfiança a respeito de ações do PT e do governo em casos similares anteriores, podem levar a um desgaste grande da candidatura oficial. E uma coisa eu digo: a lei é contra transparência, a lei é a favor das empresas aéreas, é contra o cidadão e a Dilma não tem muita defesa pra explicar ela não.

 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.