Direção da Petrobras é o reflexo perfeito do Governo Dilma

  • Por Jovem Pan
  • 29/01/2015 17h41

Pergunta: A divulgação, enfim, do balancete trimestral da Petrobras, resolve os problemas que a grande estatal brasileira está tendo com os mercados brasileiro e americano, o que levou a uma super desvalorização de seu patrimônio?

Resposta: Ao mesmo tempo em que Dilma reunia seus ministros em Brasília, o Conselho de Admnistração da Petrobras se reunia no Rio para decidir sobre o balancete do trimestre. Como disse Modesto Carvalhosa, um dos maiores especialistas do assunto no direito no Brasil, qualquer empresa tem que ser capaz de fazer um balanço no prazo e a Petrobras já vem adiando desde novembro para, enfim, em janeiro, mostrar que não sabe nada.

O balanço que ela divulgou nessa madrugada de quarta feira é tão ruim, tão incompleto, que o mercado baixou mais uma vez, violentamente, o valor de suas ações, prejudicando o pequeno acionista. A situação está cada vez mais confusa, numa demonstração de que a direção da Petrobras é o reflexo perfeito do Governo Dilma.

É muito incompetente a “trabalhoara”. Mas em fim, o balanço revela que a Petrobrás descobriu que 31 ativos estão registrados com preços inflados, acima do custo de construir ou adquirir algo parecido no mercado. O sobrepreço disso atingiu 88 bilhões e 600 milhões de reais, mas a companhia diz que é impraticável apurar o quanto desse valor é resultado de corrupção e, por isso, todo mundo vai ficar aí, a ver navios.

Enquanto isso acontece, o Sérgio Machado, presidente de Transpetro, continua renovando sua licença, por que é protegido do Renan Calheiros, mostrando que a Petrobrás é muito mais vítima de seus próprios erros do que dos fatores externos, dos problemas das grandes economias capitalistas, da seca no Brasil, etc.

Então já passou da hora de Dilma reconhecer que essa direção da Petrobrás não foi capaz de deter a sangria violenta. Eu não sei. Assustador esse número, não é? Pois é. Além disso, ela não é capaz de tirar a Petrobrás do buraco de pressão em que ela se meteu.

Mas isso pra Dilma não tem a menor importância por que o que importa pra ela é ter uma pessoa de confiança lá, que é a “Graciosa” Foster, que além do mais, lhe serve de escudo, para que não seja atingida pela lama que sai desse poço sem fundo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.