Direita, esquerda, volver todas juntas
Os chamados intelectuais de esquerda entraram em cena de novo com um manifesto pedindo coerência à presidente Dilma Rousseff no seu segundo mandato.
Os apoiadores de Dilma nas eleições criticam as escolhas de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda e Kátia Abreu para a pasta da Agricultura.
Este é o fato. Vamos agora à essência.
Esquerda e direita no Brasil, que já foram filosóficas, hoje se confundem. Falta à maioria dos intelectuais, seja de esquerda ou de direita, comprometimento teórico e prática real.
No governo Lula, criador de Dilma, a direita se imiscuiu com a esquerda que se sentiu tão prestigiada com a aproximação que a abraçou e tudo ficou junto e misturado por longos 8 anos de Lula e os primeiros quatro de Dilma.
Aliás, o próprio Lula dizia que nunca os banqueiros tinham ganhado tanto dinheiro como no mandato dele.
Os programas sociais de esquerda, ou pseudo-sociais porque pouco liberataram os beneficiados da tutela, também existiram, mas só trocaram os provedores. Antes os coronéis, hoje os líderes de esquerda. Mas a prática da troca de favores por votos continuou, a sensação de dependência do beneficiado continuou. A esquerda não inovou em apenas ser um agente do estado provedor de direito. Gostou de ser um provedor de favores que esperam pelo voto.
Na última campanha, o terror que a propaganda eleitoral que Dilma fez com Marina e Aécio abusou da falta de verdade e afrontou a honestidade intelectual.
A esquerda, pragmática, queria ganhar a eleição e não se manifestou.
Lula, em mais um ato de ignorância da história, falou de nazismo sem levar em conta o absurdo da comparação com o candidato de oposição. A esquerda intelectual que estudou e notou a heresia da comparação, se omitiu e nada disse à época.
Como a esquerda quer cobrar coerência da presidente Dilma se, ao menos, a maioria dela se omitiu no momento em que deveria se manifestar para preservar a história ou poderia fazer diferente?
Longe das grandes teses do pensamento filosófico, a esquerda desses intelectuais incomodados do PT no Brasil só é aquilo que está ao lado da direita.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.