Doação eleitoral de propina é legal? Só se for na Lei de Gerson

  • Por Jovem Pan
  • 22/09/2015 11h20
  • BlueSky

O tesoureiro do PT Renato Ribeiro Silva/Futura Press/Folhapress O tesoureiro do PT

O PT poderá ser acionado na Justiça para devolver o dinheiro desviado da Petrobras que recebeu através de doação de campanha.

É o que indica a sentença do juiz Sérgio Moro, que condenou o ex-tesoureiro do partido, João Vaccari Neto e outros nove envolvidos no Petrolão.

Segundo a decisão, todos os beneficiados de recursos desviados da Petrobras terão bens e dinheiro confiscados para cobrir o rombo de quase R$ 67 milhões que encheram bolsos de corruptos e cofres de partidos.

Segundo denúncia do Ministério Público, o PT, através de seu então tesoureiro, recebeu mais de quatro milhões de reais de propina em um contrato fechado com o Consórcio Interpar.

A “doação” foi feita a pedido do ex-diretor Renato Duque, mas João Vaccari Neto, encarregado de obter dinheiro para financiar campanhas petistas, sabia da origem ilegal da quantia.

Ainda de acordo com a denúncia, a propina era declarada como doação oficial e assim irrigava as campanhas do partido, inclusive da atual presidente Dilma Rousseff, com ares de legalidade.

Na sentença, o juiz Sergio Moro foi enfático: a propina disfarçada de doação oficial contaminou o processo eleitoral.

Sobre a prisão de mais um tesoureiro do partido condenado por corrupção, a presidente Dilma silenciou. A ordem, por enquanto, é não condenar nem defender o “companheiro” Vaccari.

Defesa, até agora, só das doações de campanha. O presidente Rui Falcão garantiu que o PT só recebeu contribuições de acordo com a lei.

Então, quer dizer que doação eleitoral de propina é legal? Em que lei está escrito isso, Cara-Pálida? Só se for na Lei de Gerson.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.