Drama de Hillary é convencer setores significativos da base democrata
Hillary Clinton
E lá estão os candidatos se vendendo aos eleitores prontos para votar nas primárias presidenciais americanas. A primeira rodada na próxima segunda-feira no pequeno estado de Iowa. Os candidatos simplesmente montaram acampamento por lá.
Do lado republicano, é o espetáculo do bilionário bufão Donald Trump, cujos insultos agora têm como alvo preferencial seu principal rival, o arquiconservador senador texano Ted Cruz. Na expressão muito maldosa de um republicano que detesta ambos é como precisar escolher entre Stálin e Hitler.
Do lado democrata, temos o veterano e vociferante Bernie Sanders, com sua mensagem socialista, Ele gera um fervor nas bases comparável ao de Donald Trump, outro vociferante. E temos Hillary Clinton, com sua jornada nada épica. Campanha para a ex-primeira-dama é tarefa. Duro para ela levantar a massa de forma passional ou canalizar a sua fúria.
Hillary Clinton nunca foi boa de campanha como o maridão Bill ou Barack Obama, que a derrotou nas primárias democratas de 2008. E o presidente já antecipa de forma velada o apoio à sua ex-secretária de Estado nas primárias democratas. O argumento de Obama? Hillary tem experiência, o país precisa de mãos seguras para conduzi-lo e não bufões como Trump ou irresponsáveis como Bernie Sanders.
O drama é convencer setores significativos da base democrata sobre os ativos de Hillary Clinton, especialmente os jovens. Serão um problemão se este setor crucial para o sucesso eleitoral de Obama não compareça de forma entusiamada para votar em Hillary, tanto nas primárias como no duelo contra os republicanos em 8 de novembro.
Pesquisas mostram que Hillary Clinton tem fama de desonesta e carente de autenticidade. Num encontro com eleitores na segunda-feira à noite, um jovem que nunca votou e que se revelou inclinado por Bernie Sanders disse a Hillary que muitos dos seus amigos a consideram desonesta e inautêntica.
Hillary até que se saiu bem, vendendo-se como paladina de mudanças e nas trincheiras do progresso desde que tinha a idade do rapaz cético sobre ela. A platéia gostou. Resta saber se o sentimento positivo irá se multiplicar na hora da votação nas primárias a partir da próxima segunda-feira.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.