Escândalo da morte de Celso Daniel ainda é mistério

  • Por Jovem Pan
  • 18/12/2014 17h14
  • BlueSky

Pergunta: Nêumanne, o que significa a suspensão de todos os processos em torno do assassinato de Celso Daniel?

Resposta: Pois é, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal suspendeu todos os processos e julgamentos a respeito da morte de Celso Daniel, e praticamente decretou uma segunda morte, né? Como aquele livro clássico […] “A segunda morte de Ramon Mercader” a respeito do assassinato de Trotsky.

Não é uma segunda morte, mas o fato de deixar o Celso Daniel insepulto, é um absurdo, o Celso Daniel é um homem muito importante, foi prefeito de Santo André e era o coordenador do projeto de campanha de Lula, ganharia a eleição, em 2002, quando foi sequestrado e assassinado.

Imediatamente a Polícia de São Paulo comprou a tese cara ao PT de que foi um crime comum, e insiste nessa tese até hoje. O Ministério Público Estadual segue o que a família acha, que na verdade foi um crime político determinado pela enorme corrupção do propinoduto em empresas de ônibus em Santo André à época da administração de Celso Daniel, para cobrir companhas do PT, entre as quais a de Lula, para presidente, e de Marta, para prefeitura de São Paulo.

Essa questão não foi resolvida pelo Supremo. O Supremo apenas concedeu um habeas corpus que, só para ter ideia, foi solitado e guardado na gaveta do presidente do Supremo na época do Lula, quando Nelson Jobim era o presidente do Supremo.

Bom, agora, depois de passar até por presidente brilhantes como Carlos Ayres Britto e Nelson Barbosa, na presidência inesperada do autual presidente, o Lewandowski é que o caso foi desenterrado. Eu nem discuto se está certou ou se está errado, o que eu acho um absurdo é 12 anos depois da morte tudo voltar pro começo, os interrogatórios vão correr junto com os processos da Operação Lava-Jato porque já foi descoberto que, de fato, há uma conexão com a morte de Celso Daniel com o Mensalão estabelecida pelo documento que prova que Valério tinha razão quando dizia que deu 6 milhões a Ronan Maria Pinto para não chantagear o Lula.

Isso foi descoberto nos papéis do doleiro Alberto Youssef , que é o protagonista do Petrolão. Ou seja, do escândalo da morte de Celso Daniel até o Petrolão, o mais misterioso é justamente o primeiro porque desencadeou todos os outros depois.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.