Escândalo no futebol não produz apenas prisões, mas um grande festival de besteiras

  • Por Jovem Pan
  • 02/06/2015 17h31
EFE Joseph Blatter - presidente da FIfa

Pergunta: O que você acha da reação do establishment do milionário futebol profissional às prisões dos sete cartolas na Suíça?

Resposta: Depois que garantiu sua reeleição e seu quinto mandato sucessivo, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, apesar de acossado por dirigentes europeus a renunciar, teve a petulância de dizer que os americanos o investigaram por que foram derrotados pelo Catar na escolha da sede da Copa de 2022.

Na verdade é uma desculpa muito semelhante – ele deve ter aprendido no Brasil – por que foi usada por Renan Calheiros, Eduardo Cunha, Fernando Collor e Anastazia para tentar desqualificar o Ministério Público em acusações na Lava Jato e na abertura de investigações sobre eles. Mas não é o único, não!

Em apoio a sua permanência na presidência da Fifa, o maior jogador de futebol de todos os tempos, o nosso Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, disse que é preciso respeitar a experiência dele, que está há 25 anos no poder. Ninguém contou pro Pelé que a democracia também é rodízio no poder, e que essa história de experiência serve para justificar tiranias.

No caso do Blatter, mesmo que ele não seja ladrão, a simples permanência dele no poder já indicava sua substituição e a necessidade de haver um sistema qualquer, que obrigue haver um rodízio no poder.

Se continuar dando palpites neste tipo, Pelé realmente só merece aquela frase do Romário, hoje senador, sobre ele: “calado ele é um poeta”. Mas não foi ele o autor da maior pataquada do momento.

Acredite se quiser, mas o senhor Gilmar Rinaldi, coordenador da Seleção, negociante de jogadores, participante do esquema milionário do futebol profissional no mundo, disse que a CBF é uma das boas coisas no Brasil.

Depois do 7×1 da Alemanha, dos 3×0 da Polônia, na Copa do ano passado e do ex-presidente preso na Suíça pelo FBI, era só o que faltava ouvir uma frase estúpida e cínica como esta. Além de prisões, o escândalo no futebol está produzindo um grande festival de besteiras. Só que nenhuma besteira ingênua. Tudo mal intencionada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.